top of page
Alberto Oscanoa Huaynate IMAPE.jpg

Alberto Oscanoa Huaynate​

Alberto possui graduação em Biologia com especialização em hidrobiologia e Pesca, mestrado em Ecossistemas e Recursos Aquáticos com especialização em aquicultura, ambos pela Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru). Atualmente trabalha no IMARPE. Tem mais de 10 anos de experiência profissional no setor da aquicultura. Tem participação em diversos projetos de biotecnologia de microalgas nativas, com o objetivo de obter colheitas massivas com elevada concentração de biocompostos importantes para a aquicultura e diferentes indústrias.

Alfonso Pineda

Alfonso Pineda possui graduação em Biologia pela Universidad Industrial de Santander (Colômbia), mestrado em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional da Colômbia e doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Alfonso tem experiência nas áreas de Ecologia, com ênfase em Limnologia e atua principalmente nos temas de ecologia de fitoplâncton, metacomunidades e diversidade funcional de organismos marinhos. É também revisor de periódicos internacionais.

Gabriela Itokazu AU.png

Ana Gabriela Itokazu 

Ana Gabriela possui graduação em Ciências Biológicas e Mestrado em Biotecnologia e Biociências pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente realiza doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Biossistemas pela Auburn University em Alabama, EUA. Desde 2010 é integrante do Laboratório de Ficologia Microscópica, vinculado ao Departamento de Botânica da UFSC. Além disso, é membro do Grupo de Pesquisa do CNPq nas áreas de Biologia, Cultivo e Biotecnologia de Microalgas.

Carla Kruk

Carla é bioquímica e mestre em Ciências Biológicas com ênfase em ecologia pela Universidad de la República em Uruguai (Udelar) e pelo Centro de Ecologia e Hidrologia do Reino Unido. Possui doutorado em Ciências da vida pela Wageningen University. Atualmente, é professora da Universidad de la Republica del Uruguay e tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas.

Carlos Eduardo de Mattos Bicudo

Carlos possui graduação em História Natural pela Universidade de São Paulo, mestrado em Botânica e Fitopatologia pela Michigan State University e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia de Criptógamos, atuando principalmente nos seguintes temas: algas de águas continentais, taxonomia, reservatório, fitoplâncton e levantamento florístico; e na área de Ecologia atuando principalmente nos seguintes temas: autecologia e sinecologia de fitoplâncton. É Professor Honorário da Universidade Nacional de Trujillo e da Universidade Nacional da Amazônia Peruana, ambas no Peru. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu a Medalha de Mérito em Botânica "Graziela Maciel Barroso" pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento da Botânica no Brasil.. 

Cleto Kaveski Peres UNILA (2).jpeg

Cleto Kaveski Peres

Cleto possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste, mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná e Doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho". Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana, UNILA. Tem experiência na área de Botânica de Criptógamos, com ênfase em taxonomia e ecologia de macroalgas de riachos, atuando principalmente com padrões de distribuição espacial e temporal de comunidades de macroalgas, taxonomia de algas verdes filamentosas e qualidade da água de sistemas lóticos. Na UNILA também lidera o grupo de pesquisa "Biodiversidade e ecologia de riachos". 

IMG-20200910-WA0077.jpg

Fábio de Farias Neves

Fábio Possui graduação em Engenharia de Aquicultura, mestrado em Aqüícultura e doutorado em Engenharia Ambiental, todos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde coordena o Laboratório de Cultivo e Biotecnologia de Algas. Atualmente exerce o cargo de Chefe do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas da UDESC, é líder do grupo de pesquisa em Ficologia Aplicada, membro do Conselho de Centro Conceceres/Udesc, Coordenador dos cursos de graduação em Engenharia de Pesca e em Ciências Biológicas com ênfase em Biologia Marinha e em Biodiversidade. Co-fundador da empresa Séston Biotecnologia. Tem experiência na área de Ciências Ambientais, atuando principalmente nos seguintes temas: microalgas, spirulina, biotecnologia e fotobiorreator.

Félix Diego López Figueroa

Félix possui doutorado em Biologia pela Universidade de Málaga, Espanha, em 1987. Atualmente é professor do Departamento de Ecologia e Geologia da Universidade de Málaga e Coordenador do Instituto Azul de Biotecnologia e Desenvolvimento.

Atua em diversas áreas relacionadas à Ficologia, com ênfase em Foto-Ecofisiologia de macro e microalgas, estudos fisiológicos de fotocontrole da síntese de pigmentos fotossintéticos e fotorregulação do metabolismo de carbono e nitrogênio. Realiza também estudos do impacto da radiação UV e mudanças climáticas na ecofisiologia de macroalgas. Ele pesquisa ao uso da biomassa de algas para a obtenção de extratos e substâncias com aplicações em aquicultura, cosméticos e biocombustíveis. 

felix_edited_edited.jpg

José Bonomi Barufi

José é graduado em Ciências Biológicas, possui mestrado em Ciências (Botânica) e doutorado em Ciências (Botânica) pela Universidade de São Paulo, tendo participado de estágio no exterior na Universidad de Málaga (Espanha),especializando-se em fotobiologia e biologia molecular de macroalgas. Atualmente é docente do Departamento de Botânica da Universidade Federal de Santa Catarina em cursos de graduação e pós-graduação. É membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Biologia, Cultivo e Biotecnologia de Microalgas.  Suas linhas de pesquisa contemplam fotobiologia, ecofisiologia, fotossíntese e biorremediação de macro ou microalgas.

Leonardo Rubi Rörig

Leonardo possui graduação em Biologia Com Ênfase Em Fitoquímica pela UNISINOS, mestrado em Oceanografia Biológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos. Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de Biotecnologia de Algas (Cultivo e Biorremediação), Oceanografia Biológica (fitoplâncton, ecofisiologia de microalgas) e Ecologia (avaliação ambiental, ecologia aquática, ecotoxicologia, ecologia microbiana). Tem experiência na elaboração e execução de projetos de monitoramento ambiental e avaliação de recursos hídricos. É membro líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Biologia, Cultivo e Biotecnologia de Microalgas.

Paulo Horta

Paulo possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, PhD também na mesma área e na mesma instituição e pós doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Universidade de Plymouth . Atualmente é professor adjunto na UFSC nos cursos de graduação e pós-graduação. Coordena o Laboratório de Ficologia da UFSC e trabalha com linhas de pesquisa com cultivo, taxonomia e ecologia de macroalgas. Além disso, também possui um projeto de divulgação científica chamado Ecoando Sustentabilidade, utilizando as mídias sociais para divulgar problemas socioambientais diversos, discutindo suas causas consequências e possíveis soluções.

Roberto Bianchini Derner

Roberto Derner possui graduação em Ciências Biológicas, mestrado em Aquicultura e doutorado em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente Roberto é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e coordena diversos projetos no Laboratório de Cultivo de Algas, trabalhando com linhas de pesquisa em biotecnologia, genômica, cultivo de microalgas e tratamento de efluentes. Além disso, também é membro do corpo editorial da revista Aquaculture Brasil.

Sylvia Estela Bonilla

Sylvia possui graduação e mestrado em Biologia pela Universidad de la Republica. Atualmente é professora assistente da mesma universidade de sua formação. Na área da pesquisa, Sylvia atua nos temas relacionados com lagoas, fitoplâncton, concentração, biovolume, produção primária e fatores abióticos na área de ficologia.

bottom of page